Os oito Grupos de Trabalho (GTs) do XI Seminário Internacional do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (INCT-InEAC-UFF) pretendem reunir trabalhos que se relacionam com a proposta do instituto, de investir sistematicamente na compreensão da natureza dos conflitos inerentes à vida social, debatendo temáticas que dizem respeito à Justiça, à criminalidade, às mídias, às mobilizações e ativismos, ao direito, às culturas digitais, às desigualdades, entre outros. A coordenação fica por conta de pesquisadores associados ao INCT-InEAC.
- O GT 1 tem como título “Dinâmicas, Fluxos e Representações do crime e da Justiça Penal”, a coordenação é dos pesquisadores Jacqueline Sinhoretto (UFSCar), Kátia Sento Sé Mello (UFRJ), Marcelo da Silveira Campos (UFJF), Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo (PUCRS), Eduardo Cerqueira Batitucci (Fundação João Pinheiro) e Yolanda Gaffrée Ribeiro (UFF).
- Já o GT 2 é chamado “Direitos, diversidade e desenvolvimento: novos e velhos conflitos”, com coordenação dos pesquisadores Carlos Abraão Moura Valpassos (UFF), Daniel Simião (UnB), Eliane Cantarino O`Dwyer (UFF), Fábio Reis Mota (UFF), José Colaço (UFF) e Ronaldo Lobão (UFF).
- O GT 3 trata sobre “As emoções, as razões e o aprendizado da administração de conflitos em contextos escolares, policiais e midiáticos”, com coordenação dos pesquisadores Marcos Verissimo (UFF), Nalayne Pinto (UFRRJ) e Thaiane de Oliveira (UFF)
- O GT 4, por sua vez, tem como título “Conflitos, mobilizações e ativismos: etnografías do fazer das burocracias e reconhecimento de direito” e é coordenado pelos pesquisadores Ana Paula Mendes de Miranda (UFF), María Victoria Pita (UBA/CONICET), Luciane Patricio (UFF), Felipe Berocan Veiga (UFF).
- O GT 5 trata sobre “Processos de Administração Institucional de Conflitos: um olhar através das desigualdades, moralidades e territórios”, com coordenação dos pesquisadores Gláucia Mouzinho (UFF), Lenin Pires (UFF), Lucía Eilbaum (UFF) e Neiva Vieira da Cunha (UERJ).
- O GT 6 é intitulado “Antropologia, conflitos e cultura digital em tempos de crise” e tem a coordenação dos pesquisadores Edilson Márcio Almeida da Silva (UFF) e Laura Graziela Gomes (UFF).
- O GT 7 trata sobre “Demandas por direitos e os processos de formação e socialização dos operadores do Direito” e é coordenado por Frederico Policarpo (UFF) e Pedro Heitor Barros Geraldo (UFF)
- Por fim, o GT 8 debate “Sistemas de Justiça e Igualdade Jurídica em Perspectiva Comparada Brasil – Estados Unidos”, com coordenação de Luis Roberto Cardoso de Oliveira (UnB), Michel Lobo Toledo Lima (UVA) e Rafael Mario Iorio Filho (UFF).
Acesse mais informações sobre os GTs clicando na aba “Grupos de Trabalho“. Acompanhe este site para mais notícias sobre o evento.