SESSÃO 1 –
07/11 – 9h às 12h
- Ícaro José Iegelski Rodrigues (UFF)
A dificuldade de acesso aos dados da polícia civil do Rio de Janeiro. - Tainá de Paula Alvarenga (UFRJ)
Ações para adiar o fim da cidadania: o trabalho de assistentes sociais e equipe multidisciplinar em dias de Operações Policiais na Maré. - Nizia Juliana Pereira Santos da Silva Menezes (Escola Superior de Guerra)
A Diplomacia Militar e os Reflexos do Portal de Inteligência Operacional (Piop) no Implemento da Política Nacional de Defesa (Pnd) e da Estratégia Nacional de Defesa (End) do Brasil nas Relações Internacionais. - Thales Santos da Cruz (UFF)
IPM x RPM: as mudanças na investigação de MIAE na Justiça Militar a partir de 2021.
SESSÃO 2
07/11 – 14h às 17h
- Marco Aurélio Gonçalves Ferreira (UFF)
Ambiguidade do Ministério Público: O papel dos órgãos de acusação do Brasil e EUA em perspectiva comparada. - Klever Paulo Leal Filpo (Universidade Católica de Petrópolis)
A Etnografia no Campo Jurídico e a Experiência do Aluguel Social em Petrópolis.
Coautores: Bernardo Santos Amaral, Fábio Santos Araújo (Universidade Católica de Petrópolis) - Maria Carolina Rodrigues Freitas (Universidade Estácio de Sá)
Distribuição do acesso a saúde pelo judiciário carioca: desigualação ou efetivação? - Roberta Aline Oliveira Guimarães (UBM)
Entre “conservadores” e “benevolentes”: particularidades dos julgadores e jurisdicionados que afetam o resultado das demandas consumeristas. - Antonio Fernandes de Oliveira Netto (UNIGRANRIO)
JUÍZADO ESPECIAL CÍVEL CARIOCA: O PRINCÍPIO DA ORALIDADE EM XEQUE.
Coautora: Karyne Castro da Silva (UNESA) - Lauriani Porto Albertini (UFF)
Sensibilidade Jurídica e Moralidade Situacional: Considerações sobre Exclusão Social e Reprodução da Desigualdade na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
SESSÃO 3
08/11 – 9h às 12h
- Rebeca de Souza Vieira (UFSC)
Mobilizações e Ativismo de Familiares de Pessoas Privativas de Liberdade em Salvador – BA. - Luana Lima Godinho (UFF)
Vulnerabilidades “cismáticas”: reflexões etnográficas sobre o envelhecimento nas ruas. - Fernando Gama de Miranda Netto (UFF)
O ativismo judicial no poder jurisdicional estruturante sob a ótica da teoria da burocracia de Max Weber.
Coautora: Patrícia Filomena Fonseca Amaral (UFF) - Lorena Leão Calixto (UFSCar)
Identidade, Profissão e Ativismo: Um Estudo com Policiais LGBTQIAPN+ brasileiros. - Fabíola Leal (UFF)
As burocracias do falar e do ouvir – Um olhar etnográfico sobre audiência pública da ADPF 635. - Leandro José Lora Fariña (UNICEN – CONICET)
El lugar de la sentencia: formas, lugares y sentidos de justicia en un juicio por delitos de lesa humanidad en el interior de la Provincia de Buenos Aires.