GT 3: As emoções, as razões e o aprendizado da administração de conflitos em contextos escolares, policiais e midiáticos

SESSÃO 1 – 

07/11 – 9h às 12h

Experiências de pesquisa no contexto escolar: diversidade, poder e emoções

  • Mariana Bathe (UFRRJ)
    “Emocões adoecidas”: um estudo sobre intersubjetividades no curso de formação de professores.
  • Anna Luísa Barbosa Paes de Lima (UFF)
    A sexualidade como “tabu” na adolescência: uma análise da mediação e influência entre os alunos e profissionais educacionais.
  • Luiza Azevedo Silva (Colégio Estadual Joaquim Leitão), Caroline Linhares Nascimento, Gabriel Rodrigues Moraes Bernardes, Yasmin Cabral de Melo
    Construção social da diferença e produção de (des)igualdade: inclusão social de estudantes neurodivergentes no espaço escolar.
  • Luísa Pereira de Souza Alves (UFF)
    Operações policiais e seus efeitos na educação no Complexo da Maré.
  • Alexandre Magno de Souza Almeida (UFF), Adriano de Carvalho Fecher (Universidade Federal Fluminense)
    Organização e poder no refeitório escolar dos CIEPs.

SESSÃO 2

07/11 – 14h às 17h

Ataque às escolas e ampliação das políticas de repressão através das escolas cívico-militares

  • Giovanna Barros Gomes (UFSC)
    “Precisamos estancar essa ferida”: uma etnografia a partir dos atentados em escolas de Santa Catarina.
  • Paulo César Martins Stumpf (UnB)
    A administração de conflitos e violências em uma escola cívico-militar do Distrito Federal: Considerações de uma pesquisa empírica.
  • Guilherme Henrique Cruz Quevedo (UnB)
    O papel da Polícia Militar nas escolas do Distrito Federal: Segurança ou repressão?
  • Lucas Henrique Diniz Feltrin (UFSCar)
    Os ataques às escolas: análise da ação dos autores.
  • Júlia Maria Lopes da Silva (UnB)
    Vítima uma, duas, três vezes: estudo de caso sobre as violências de gênero em um colégio cívico-militar da região norte do Distrito Federal.

SESSÃO 3

08/11 – 9h às 12h

Meios de comunicação, produção discursiva e atuação profissional

  • Milena de Souza (UnB)
    “Fogo nos racistas”? Juventudes, marginalização e lógicas de pacificação discursiva.
  • Mariana Pitasse Fragoso (UFF)
    De jornalista à antropóloga: desafios, escolhas e reflexões sobre múltiplas inscrições no campo de pesquisa.
  • Franciely da Silva Moura Siqueira (UFF)
    Divisão sexual do trabalho e a atuação feminina na PMERJ.
  • Camila Goneli Passareli (UFF), Aline Goneli de Lacerda (Universidade Federal Fluminense)
    Doença falciforme, racismo e invisibilidade nos meios de comunicação: uma análise da reportagem: “RJ: operação prende um dos traficantes mais procurados do país”.
  • Yuri José de Paula Motta (UFF), Alice Magalhães Ribeiro (PPGA/UFF)
    O paradoxo do segredo nas medidas socioeducativas em meio aberto: a gestão de informações sobre adolescentes entre os CREAS e as escolas em Niterói/RJ.

SESSÃO 4

08/11 – 14h às 17h

Revisitando a formação de professores e seu papel no NEM

  • Ana Carolina de Souza Magalhães Justino da Costa (UFF)
    “Futuros colegas ou eternamente indiferentes? Um debate sobre professores e alunos no contexto universitário brasileiro”.
  • Gabriela de Lima Cuervo (UFF), Sofia Asthine Souza, Rimi Murakami, Riquelme de Souza Araújo, Louise Silva Mozer Pereira (Colégio Estadual Joaquim Leitão)
    Entre projetos de vida e itinerários formativos: experiência de implantação do Novo Ensino Médio em uma escola estadual do Rio de Janeiro.
  • Mariana Alves Prazeres dos Santos (UFF), Andréa Soares Pinto (Universidade Federal Fluminense)
    Formas de ser mais sensível do que o indicador.
  • Larissa Teixeira Pires (UFSC)
    Licenciada em Ciências Sociais, e agora? Um relato sobre primeira experiência em sala de aula e enquanto professora de “Projeto de Vida”.
  • Talitha Mirian Rocha (UFF)
    Revisitando minha formação: uma análise da influência da Antropologia na formação de professores.
Translate »
Pular para o conteúdo