SESSÃO 1 –
07/11 – 9h às 12h
Experiências de pesquisa no contexto escolar: diversidade, poder e emoções
- Mariana Bathe (UFRRJ)
“Emocões adoecidas”: um estudo sobre intersubjetividades no curso de formação de professores. - Anna Luísa Barbosa Paes de Lima (UFF)
A sexualidade como “tabu” na adolescência: uma análise da mediação e influência entre os alunos e profissionais educacionais. - Luiza Azevedo Silva (Colégio Estadual Joaquim Leitão), Caroline Linhares Nascimento, Gabriel Rodrigues Moraes Bernardes, Yasmin Cabral de Melo
Construção social da diferença e produção de (des)igualdade: inclusão social de estudantes neurodivergentes no espaço escolar. - Luísa Pereira de Souza Alves (UFF)
Operações policiais e seus efeitos na educação no Complexo da Maré. - Alexandre Magno de Souza Almeida (UFF), Adriano de Carvalho Fecher (Universidade Federal Fluminense)
Organização e poder no refeitório escolar dos CIEPs.
SESSÃO 2
07/11 – 14h às 17h
Ataque às escolas e ampliação das políticas de repressão através das escolas cívico-militares
- Giovanna Barros Gomes (UFSC)
“Precisamos estancar essa ferida”: uma etnografia a partir dos atentados em escolas de Santa Catarina. - Paulo César Martins Stumpf (UnB)
A administração de conflitos e violências em uma escola cívico-militar do Distrito Federal: Considerações de uma pesquisa empírica. - Guilherme Henrique Cruz Quevedo (UnB)
O papel da Polícia Militar nas escolas do Distrito Federal: Segurança ou repressão? - Lucas Henrique Diniz Feltrin (UFSCar)
Os ataques às escolas: análise da ação dos autores. - Júlia Maria Lopes da Silva (UnB)
Vítima uma, duas, três vezes: estudo de caso sobre as violências de gênero em um colégio cívico-militar da região norte do Distrito Federal.
SESSÃO 3
08/11 – 9h às 12h
Meios de comunicação, produção discursiva e atuação profissional
- Milena de Souza (UnB)
“Fogo nos racistas”? Juventudes, marginalização e lógicas de pacificação discursiva. - Mariana Pitasse Fragoso (UFF)
De jornalista à antropóloga: desafios, escolhas e reflexões sobre múltiplas inscrições no campo de pesquisa. - Franciely da Silva Moura Siqueira (UFF)
Divisão sexual do trabalho e a atuação feminina na PMERJ. - Camila Goneli Passareli (UFF), Aline Goneli de Lacerda (Universidade Federal Fluminense)
Doença falciforme, racismo e invisibilidade nos meios de comunicação: uma análise da reportagem: “RJ: operação prende um dos traficantes mais procurados do país”. - Yuri José de Paula Motta (UFF), Alice Magalhães Ribeiro (PPGA/UFF)
O paradoxo do segredo nas medidas socioeducativas em meio aberto: a gestão de informações sobre adolescentes entre os CREAS e as escolas em Niterói/RJ.
SESSÃO 4
08/11 – 14h às 17h
Revisitando a formação de professores e seu papel no NEM
- Ana Carolina de Souza Magalhães Justino da Costa (UFF)
“Futuros colegas ou eternamente indiferentes? Um debate sobre professores e alunos no contexto universitário brasileiro”. - Gabriela de Lima Cuervo (UFF), Sofia Asthine Souza, Rimi Murakami, Riquelme de Souza Araújo, Louise Silva Mozer Pereira (Colégio Estadual Joaquim Leitão)
Entre projetos de vida e itinerários formativos: experiência de implantação do Novo Ensino Médio em uma escola estadual do Rio de Janeiro. - Mariana Alves Prazeres dos Santos (UFF), Andréa Soares Pinto (Universidade Federal Fluminense)
Formas de ser mais sensível do que o indicador. - Larissa Teixeira Pires (UFSC)
Licenciada em Ciências Sociais, e agora? Um relato sobre primeira experiência em sala de aula e enquanto professora de “Projeto de Vida”. - Talitha Mirian Rocha (UFF)
Revisitando minha formação: uma análise da influência da Antropologia na formação de professores.