Os Seminários Internacionais do INCT-InEAC acontecem há 16 anos na UFF, consolidando a produção e divulgação científica de uma rede internacional e multidisciplinar de pesquisadores formados – e em formação – nas áreas de Antropologia, Direito, Sociologia, Segurança Pública, Psicologia, História e Comunicação Social. O foco das pesquisas compartilhadas no evento são trabalhos empíricos que tratam sobre conflitos e suas variadas formas de administração.
Os seminários são organizados desde 2009, quando o Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (INCT- InEAC – UFF) se institucionalizou como um INCT, programa bem sucedido e inovador desenvolvido pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e financiado pelo CNPq, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).







Fotos: Mariana Maiara

Fotos: Mariana Maiara



Sobre a edição de 2025
Em maio deste ano, faleceu aos 80 anos, o professor Roberto Kant de Lima, um dos mais respeitados antropólogos brasileiros contemporâneos. Sua partida representa uma perda irreparável para a ciência, para a universidade pública, para os estudos sobre temas como justiça, segurança pública e direitos humanos, assim como para todas as pessoas que tiveram o privilégio de aprender com ele, caminhar ao seu lado e partilhar de sua generosidade intelectual e humana.
Neste ano, a 12ª edição do Seminário Internacional do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (INCT- InEAC) é uma homenagem ao antropólogo, à sua obra e às pesquisas que estruturaram a consolidação de toda a rede nacional e internacional que compõem o Instituto. O evento acontece entre os próximos dias 17 a 19 de novembro, na modalidade online, e 24 a 26 de novembro, na modalidade presencial.
sobre o inct-ineac
Integram o INCT-InEAC instituições, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação de sete estados brasileiros (RJ, MG, SP, RR, RS, SC e MS) e do Distrito Federal, e de outros oito países além do Brasil (Canadá, Argentina, França, Estados Unidos e Portugal, Suíça, Peru e México).
Coordenado pelo antropólogo Roberto Kant de Lima (UFF) e tendo como vice-coordenador o antropólogo Paulo Gabriel Pinto (UFF), o INCT-InEAC incorpora mais de 100 pesquisadores e aproximadamente 200 pesquisadores em formação, reunidos em 32 subprojetos e três linhas de pesquisa e desenvolvimento, sendo elas:
1 – Concepções e sentidos de “igualdade”, “cidadania” e “violência”;
2 – Práticas institucionais, processos de administração de conflitos e moralidades;
3 – Direitos, mercados e mobilizações coletivas.



Fotos: Mariana Maiara